Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Higiene Oral

Muitos dos animais que vêm á clinica apresentam sinais de doença periodontal, que se forem deixadas por tratar podem causar dores e até mesmo se tornarem um perigo para a saúde do animal. No entanto, a doença periodontal pode ser facilmente prevenida caso sigam uma boa higiene oral no vosso animal.

Falando um pouco sobre a doença periodontal, esta pode ser dividida em duas categorias dependendo se há, ou não, perda de ligação:

  • A gengivite é a inflamação da gengiva sem perda de ligação dos tecidos aos dentes. Esta doença é causada pela a acumulação de placa ao longo da gengiva marginal e nos sulcos dentários, podendo ser prevenida através de boas técnicas de higiene oral. A gengivite é a única fase da doença periodontal totalmente reversível.
  • A periodontite é a inflamação dos tecidos periodontais com perda de ligação destes aos dentes. Esta destruição dos tecidos deve-se parcialmente à atividade bacteriana, sendo a sua causa principal a reação inflamatória e imunitária do animal. A destruição dos tecidos de suporte dentário leva à mobilidade dentária e, por fim, à perda de dentes.

De forma a prevenir o aparecimento desta doença existem algumas precauções que podem ser tomadas, tais como:

  • Investir em alimentos para os animais de estimação que protejam os dentes! A maneira mais simples de manter os dentes do seu animal livres de placa bacteriana e tártaro é alimentando-os com a comida adequada. Algumas marcas de alimentos para animais fazem biscoitos em certos tamanhos, formatos e texturas que são projetados para produzir um efeito de escovação mecânica nos dentes.
  • Escovação de dentes regular para os animais! A placa bacteriana começa a acumular-se nos dentes do animal com extrema rapidez, sendo muito importante manter o controlo de sua rotina de higiene oral. Escovar os dentes do seu cão ou gato irá remover esse acúmulo e evitar viagens caras ao dentista para uma limpeza profissional.
    • Comece a escovar os dentes lentamente e tente não restringir demais o seu animal de estimação. Quanto mais calmos estiverem, mais fácil será esse processo a longo prazo.
    • Mergulhe o dedo em comida húmida, caldo de frango / carne ou sumo de atum e, esfregue na gengiva para que eles se acostumem a ter o seu dedo na boca de maneira positiva.
    • Coloque uma gaze sobre o dedo e esfregue os dentes em movimentos circulares.
    • Apresente uma escova de dentes macia para animais de estimação com pasta de dentes especial do veterinário local ou loja de animais.
  • Fazer uma marcação para uma limpeza profissional! O tratamento odontológico profissional para animais de estimação envolve anestesia geral e um exame bucal abrangente. Às vezes, esses tratamentos são necessários para resolver problemas que não podem ser resolvidos com uma escova de dentes para animais.