Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

7 dúvidas frequentes sobre gatos sénior

A vida de um gato pode ser subdividida em 4 fases:

  • Gatinho – do nascimento até 1 ano.
  • Adulto jovem – 1 aos 6 anos
  • Adulto maduro – 7 a 9 anos
  • Sénior – mais de 10 anos.

Com a chegada à idade sénior, há coisas que mudam nos nossos fieis amigos. Por isso, é importante sabermos o que é normal e o que pode ser um sinal de doença. Neste artigo vamos explicar-te de forma clara a que aspetos deves estar atento.

Ele agora deixou de saltar para cima dos balcões e já não gosta de ir para a cama. Ter deixado de saltar para os balcões até me agrada, mas porque será que não quer ir para a cama que sempre adorou?

Apesar de até nos dar a entender que é bom ele já não saltar para os balcões, pode ser um indicador de que está com dores e que por isso deixou de conseguir saltar com tanta facilidade. É importante nesta fase prestares atenção à maneira como ele salta e como se movimenta. Este pode ser um dos primeiros sinais de osteoartrite ou de espondilose deformante. Estas doenças dão uma dor constante ao animal. Os gatos, são animais que camuflam muito os sinais e por isso é importante o tutor estar atento e comentar com o seu médico veterinário, todos os pequenos detalhes que tem notado que se alteram, para que, juntos, possamos evitar que o nosso animal viva sentindo sempre dores.

O meu gato está a beber muita água e a fazer muito xixi. Isso é normal?

Os gatos são animais que bebem pouca água e por vezes, até podemos ficar contentes ao ver que o nosso gato está a beber mais. No entanto, estes sinais podem ser indicadores de problemas tais como diabetes, insuficiência renal e hipertiroidismo. Por este motivo, sempre que notares que o teu animal está a beber mais água ou que a sua caixa de areia está a precisar de ser trocada com maior frequência, deves marcar uma consulta e fazer algumas análises, para ter a certeza que está tudo bem com ele.

Não sei o que se está a passar, mas agora o meu gato, começou a miar mais e à noite anda mais ativo. Em vez de estar a envelhecer até me parece que está a ficar mais novo! Isto até é bom, certo?

Efetivamente, miar mais e estar mais ativo durante a noite, pode ser um sinal precoce de degenerescência cognitiva, ou seja, alterações que ocorrem a nível cerebral. Esta doença é muitas das vezes comparável à doença de Alzheimer nos humanos e por este motivo, é importante tomar medidas rapidamente. É também importante descartar o hipertiroidismo, perdas de visão e de audição, hipertensão e dor, que são doenças muito comuns em gatos sénior. Por este motivo, caso notes estes comportamentos no teu gato, deves consultar um médico veterinário.

Agora o seu pelo está a ficar um pouco mais baço e reparei que já não se lava tanto. Deve ser da idade!

Efetivamente, não se pode considerar normal da idade, o gato deixar de fazer a sua higiene. Antes de mais deves olhar para a sua boca e ter a certeza que não há problemas de gengivites (gengivas inflamadas), que os seus dentes estão normais e que a língua não apresenta úlceras ou ferimentos.

Se notares que só determinada área do corpo está por “pentear” vigia a sua mobilidade e flexibilidade. Será que não consegue chegar aí porque fica com dores quando o tenta fazer?

Consulta o teu médico veterinário para que ele lhe possa fazer um exame físico completo e avaliar que ele está realmente bem.

Entretanto podes ajudá-lo escovando frequentemente o seu pelo. Os gatos gostam de se sentir limpos e bonitos!!!

Sempre foi gordinho, mas agora está a ficar elegante! Finalmente estou a conseguir o que tanto desejei!

Quando os gatos são jovens adultos pode ser um desafio conseguir que eles estejam elegantes, contudo, quando ficam mais velhinhos o importante é garantir que não comecem a emagrecer sem motivo aparente. É importante controlares frequentemente o seu peso, vigiar urina e fezes e estares atento aos seus hábitos alimentares. A sua alimentação deve ser mudada para comida de gato sénior (suplementada com vitaminas que ajudam a prevenir os problemas mais comuns desta idade).

Além disso deves fazer um check-up veterinário pois patologias como linfomas ou outros tumores, problemas cardíacos, insuficiência renal, hipertiroidismo, entre outras, podem levar ao emagrecimento.

Detetei uma massa perto da mama ou no dorso… Isto não deve ser nada. Vou aguardar para ver se desaparece.

Quando detetamos uma massa no nosso animais, devemos sempre contactar o nosso médico veterinário. Aguardar para ver se passa e desaparece sozinho, não me parece que seja uma boa opção, uma vez que na maior parte dos casos, as massas vão crescer e tornar o seu tratamento mais difícil. E já agora… Sabias que um tumor maligno com apenas 0,5cm já é capaz de enviar metástases para o resto do corpo?

Ok! Estou a ver que é importante os controlos de rotina!!! Com que frequência devo fazer uma consulta ao meu gato?

As consultas de rotina para gatos sénior, devem ser marcadas de 6 em 6 meses. Deves ir sempre prestando atenção às atitudes dele, modo como se movimenta, mudanças de hábitos, utilização da caixa de areia, apetite, ingestão de água, presença de diarreias, vocalizações, etc. Faz uma lista com todas as pequenas coisas que foste notando que mudaram e comenta-as com o teu médico veterinário, mesmo que sejam aspetos que te pareçam normais. Juntos podem conseguir dar mais qualidade de vida ao teu fiel amigo.

Podes também contar com a nossa ajuda! Contacta-nos pelo 931612825 ou 253962739 (dentro do nosso horário) caso queiras marcar consulta ou se simplesmente tiveres alguma dúvida.