O microchip é um dispositivo eletrónico do tamanho de um grão de arroz, que visa a identificação do seu animal.
Além de ser obrigatório por lei é um elo de ligação entre o dono e o animal e uma mais valia em caso de perda.
Antes da existência do microchip, não existia forma de provar a posse de qualquer animal.
Como e quando é aplicado?
Aplica-se via subcutânea através de uma seringa esterilizada e fica para toda a vida. Este ato apenas pode ser realizado por um Médico Veterinário.
O microchip pode ser aplicado em qualquer idade, contudo por lei, cães nascidos a partir de 1 de julho de 2008 e gatos nascidos a partir de 25 de outubro de 2019, deverão colocar o microchip antes dos 4 meses de idade. Os cães nascidos antes dessa data tinham até 25 de outubro de 2020 para o colocar e todos os gatos devem estar microchipados até 25 de Outubro de 2022.
Como se processa o registo?
Aquando da aplicação do microchip ao seu animal, certifique-se que tem o seu cartão de cidadão consigo: irá lhe ser pedido o número cartão de cidadão e número de contribuinte. Outros dados necessários são também a morada, número de telemóvel e email.
A base de dados oficial portuguesa é o SIAC. Todos os registos de microchip efetuados antes de existir esta base de dados, migraram automaticamente.
O registo é feito online no próprio dia da aplicação do microchip.
ATENÇÃO: um animal com microchip e sem registo na base de dados equivale a não ter microchip!
Quero verificar o registo do meu animal na base de dados. O que fazer?
Pode verificar se o seu animal está registado no seguinte site:
O número de microchip possui 15 dígitos e encontra-se por baixo do código de barras.
Encontrei um animal abandonado. Como saber se tem microchip?
A leitura do microchip apenas pode ser realizada com recurso a um leitor de microchip, que se pode encontrar em qualquer clínica ou hospital veterinário, canil ou GNR.
De seguida deve verificar-se a sua inscrição base de dados.
Perdi o meu animal. Dá para localizá-lo? O que devo fazer?
Infelizmente não é possível localizar o animal através do microchip.
Só quando ele é levado a um centro veterinário ou serviços municipais equipados com leitor de microchip, é que será possível ver o seu número, ir à base de dados do SIAC e entrar em contacto com o seu tutor.
Por este motivo, é muito importante manter os seus dados atualizados.
Deve ainda no site do SIAC abrir um processo de animal perdido. Para isso, aceda ao site: siac.vet, na secção Perdido/Encontrado, preencha com o maior detalhe possível os seus dados na secção de animal perdido.
Quando o animal aparecer, atualize o registo no SIAC, indicando que já apareceu.
Vou dar o meu cão a outra pessoa. Como faço para alterar o registo?
No site do SIAC, clique em “Informações” e de seguida “Documentos”. Descarregue o “Documento de transmissão de titularidade”. Preencha com o máximo de detalhe possível e fale com o seu médico veterinário para que juntos consigam fazer a alteração.
MUITO IMPORTANTE : SEMPRE QUE ALTERE A SUA MORADA E CONTACTOS TELEFÓNICOS ACTUALIZE-OS NA BASE DE DADOS , no prazo máximo de 15 dias!