Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Acupuntura – a sabedoria milenar

Usar a acupuntura para tratarmos os nossos animais de companhia é, sem dúvida uma mais valia. Esta técnica milenar começou no período Neolítico, entre 10 000 a 4 000 a.c. e ajuda a equilibrar da energia do nosso corpo. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as doenças surgem quando o nosso corpo não está em equilíbrio, por este motivo, a reequilibrar irá permitir que o nosso corpo restabeleça o seu estado de saúde.

Em que consiste esta técnica?

A acupuntura consiste na inserção de agulhas próprias, super finas, em pontos específicos, com funções específicas e com o objetivo de trazer o reequilíbrio e saúde ao nosso corpo ou ao do animal. Para sabermos efetuar estes tratamentos, passamos por um longo período de aprendizagem, onde tomamos conhecimento de novas formas de olhar para o corpo e para os seus desequilíbrios. Antes de qualquer tratamento, é estabelecido um diagnóstico e elaborado um plano de tratamento. Cada ponto usado é escolhido de acordo com as necessidades daquele determinado momento e para o animal em questão.

O animal precisa de ser anestesiado para fazer acupuntura?

Não. Aliás, caso o animal seja submetido a uma sedação, irá evitar-se fazer um tratamento de acupuntura nesse dia. Mesmo animais habitualmente mais agitados, irão beneficiar de sessões de acupuntura e caso ele não tolere a inserção de agulhas, pode-se usar o laser para estimular os pontos de acupuntura. A massagem, nesses mesmo pontos de acupuntura também é uma técnica bastante benéfica.

E esta técnica tem resultados?

Posso-te dizer, por experiência própria, que tem resultados que, por vezes, até parecem milagres. Contudo, nem todos os animais respondem da mesma maneira e nem todas as patologias reagem da mesma forma à acupuntura. No entanto, posso assegurar-te que os resultados serão tanto melhores, quanto mais cedo começarmos a utilizar este método de tratamento.

E os medicamentos que o meu animal toma habitualmente… Posso usar a acupuntura mesmo assim?

Sim. A acupuntura pode ser usada conjuntamente com a medicina convencional. Contudo deves sempre informar o teu médico veterinário acupuntor de quais são os medicamentos que ele está a tomar, uma vez que alguns deles podem reduzir a eficácia da acupuntura.

Em que doenças se pode usar esta técnica?

Eu diria que esta técnica se pode usar em todas as patologias. Mas sem dúvida que deves sempre expor o caso do teu animal a um médico veterinário acupuntor e ele irá informar-te se realmente será útil nesse caso em particular.

A acupuntura é principalmente usada para:

  • osteoartite,
  • hérnias discais,
  • controlo da dor crónica,
  • epilepsia,
  • incontinência urinária,
  • asma felino…

Contudo pode também ser usada em:

  • Patologias reprodutivas,
  • Problemas digestivos,
  • Tumores,
  • Distúrbios do sono,
  • Doenças endócrinas,…

Esta técnica tem efeitos secundários?

Esta técnica é extremamente segura e sem lista de efeitos secundários associada. Por isso, aconselho vivamente a todas as pessoas experimentarem e verem os resultados, por elas próprias, nos seus queridos animais.

Usar esta técnica é mais uma ferramenta que temos ao dispor para ajudarmos os nossos animais de companhia.

A Clínica Veterinária Animal Especial, tem ao teu dispor consultas de acupuntura. Para esclarecimentos ou marcações, liga para o 931612825.