O que é a coprofagia?
Coprofagia significa ingestão de fezes, das próprias ou das de outros animais. É um problema muito frequente mas não pode ser considerado normal.
Quais são as causas deste problema?
Basicamente as causas dividem-se em problemas comportamentais ou orgânicos. Carências vitamínicas, excesso de alimentação à base de arroz e massa e parasitismo são algumas das causas mais frequentes.
No entanto, nem todas as situações de ingestão de fezes são consideradas problemáticas. Por exemplo, é normal a cadela mãe, ingerir as fezes dos filhotes.
Apesar do esforço, nem sempre se consegue determinar a causa do problema.
O que há a fazer?
Em primeiro lugar, o animal deverá ir a uma consulta médico-veterinária para averiguar se a ingestão das fezes advém de algum problema de saúde.
Deverá também efetuar uma correta desparasitação interna e alterar a alimentação para rações de melhor qualidade para verificar se desta maneira o animal deixa de ingerir as própria fezes.
Mas o meu cão é um cachorro. Não é normal isto acontecer?
Efetivamente é um problema mais frequente dos cachorros, mas não se pode dizer que é normal acontecer.
Poderá inadvertidamente, estar a fazer alguma coisa de errado com a sua educação.
Não se esqueça de arranjar tempo para brincar com ele, fazer exercício, treiná-lo nas ordens básicas e ter regras para a sua higiene diária. O excesso de castigo no treino para o ensinar a fazer as necessidades, pode fazer com que ele começe a querer esconder as fezes e por isso ingeri-las.
Quais as consequências da ingestão de fezes pelo meu animal?
Um cão que coma as suas fezes irá desenvolver problemas de halitose e sobrecrescimento bacteriano que poderá conduzir a futuros quadros de problemas dentários e digestivos. Esta continua ingestão de fezes poderá perpetuar doenças infecciosas e levar ao agravamento de parasitoses.