Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Dermatologia (Problemas de Pele)

Predisposição racial:

Hoje em dia, devido ao grande contacto que os animais têm com os humanos, é cada vez mais fácil apercebermo-nos precocemente de problemas de pele nos nossos animais.
No entanto, muitas vezes menosprezamos os primeiros sinais e deixamos o problema agravar-se…
A grande selectividade a que os animais são sujeitos (no apuramento de raças) predispõe também para o aparecimento de algum problemas de pele.

Raça

Patologias

Boxer

Alergias ambientais, sarna demodecica, tumores de pele.

Pastor Alemão

Alergia ambiental, seborreia, doenças imunitárias.

Labrador

Dermatite acral por lambedura, alergia ambiental, celulite juvenil, lipoma (acumulação de gordura na pele), dermatite por levedura.

Golden Retriever

Dermatie acral por lambedura, alergia ambiental, hipotiroidismo, celulite juvenil.

Husky Siberiano

Alopécia pós-tosquia, Dermatite responsiva ao Zinco.

Rottweiler

Calos, Dermatite acral por lambedura, Piodermite interdigital

Yorkshire Terrier

Alergia ambiental, Alopécia dos mutantes de cor, Micoses, Perda de pelo por tracção.

Teckel

Alopécia dos mutantes de cor, tumores de pele, celulite juvenil, Dermatite por leveduras (Malassezia), Hiperadrenocortissismo (Síndrome de Cushing)

Chow Chow

Alopécia X, Alergia ambiental, Sarna demodécica, Hipotiroidismo, Doenças autoimunes.

Cocker Spaniel

Otite, Seborreia, Hipotiroidismo, Dermatite responsiva a Vit. A.

Dálmata

Alergias alimentares e ambientais, Tumores, Reacções adeversas ao alimento

WHW Terrier

Alergia ambiental, Sarna demodécica, Dermatite por leveduras (Malassezia).

Shar Pei

Otite, Seborreia, Alergia ambiental, Sarna demodécica, Intertrigo (infecção das pregas de pele), doenças autoimunes, piodermite por bactérias.

História do animal, Exame físico e Diagnóstico:

Para se conseguir chegar rapidamente a um diagnóstico, não deve dar banho ao animal antes da consulta (o banho pode eliminar pistas fundamentais para se chegar ao diagnóstico).
Deve sempre tentar assinalar a data de início dos problemas e de que forma têm evoluído.
Nunca deve iniciar um tratamento, sem o animal ser visto pelo veterinário. Há imensos problemas de pele diferentes que têm a mesma aparência. Iniciar um tratamento pode camuflar sinais importantes ou até mesmo agravar o problema em curso.
Para chegar a uma conclusão exacta do problema que o animal apresenta, deverão ser efectuados uma série de exames ao pêlo ou mesmo biopsias.
Os problemas mais frequentes de pele são sarnas (Demodecose, Sarcoptose ou Queiletielose), micoses (infecções por fungos ou leveduras) e infecções bacterianas.
São também bastante frequentes problemas de alergias (quer ao alimento, quer a factores ambientais) e dermatites provocadas por factores psicológicos (dermatite acral por lambedura).
Cerca de 2% das doenças de pele, podem ser problemas mais graves, como por exemplo, tumores, doenças autoimunes ou problemas genéticos.
Por vezes, o animal pode ter dois ou mais problemas ao mesmo tempo, sendo que alguns só se revelam depois do principal estar resolvido.

Tratamento:

O tratamento varia imenso consoante a causa do problema do animal. Regra geral são bastante trabalhosos para os donos e a cura completa demora a ser atingida. Mas não perca a paciência!!!

Prevenção:

Para evitar que o seu animal apresente problemas dermatológicos deverá controlar rigorosamente os parasitas externos (Pulgas, Carraças, Moscas e Mosquitos) através da aplicação frequente de desparasitantes externos. Usar um bom champô e observar pelo menos uma vez por mês o pêlo do seu animal, bem como limpar regularmente as suas orelhas (sem permitir a entrada de água para o canal auditivo.