Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Nem tudo é aquilo que parece!

Descobri um nódulo/verruga no meu animal de estimação! E agora, o que é que eu faço?

Muitas das vezes, aquilo que consideramos ser uma verruga, um quisto ou uma acumulação de gordura, revela-se um problema bem diferente. É certo, que existem diversos problemas, tais como abcessos e granulomas, que o animal pode apresentar e que podem até desaparecer sem a nossa intervenção.

No entanto, existem vários tipos de tumores que podem ter o aspeto igual a uma simples verruga e afinal, serem tumores malignos agressivos. Estes até costumam ser chamados os “grandes imitadores”. Outros podem ser tumores benignos e por isso não constituírem um problema grave de saúde.

As sua diferenciação, pode fazer-se através de um simples exame, chamado Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF).

A citologia é um ótimo exame de primeira abordagem a uma massa e com particular utilidade na oncologia veterinária.

Consiste na utilização de uma agulha fina que é introduzida numa massa suspeita de forma aspirar células que são enviadas para anatomia patológica. Em muitos casos estas células permitem distinguir uma doença neoplásica maligna de uma doença benigna, ou mesmo excluir o diagnóstico de neoplasia (ex: granuloma, abcesso).

Além de ser um exame pouco dispendioso, também é pouco doloroso para o nosso patudo, sendo que é uma óptima opção de diagnóstico.

MUITO IMPORTANTE!!

Um diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz.

Não hesite em contactar-nos para qualquer dúvida que queira ver esclarecida.