Vejo-me a braços com uma ninhada de cachorros/gatinhos. Como devo tratá-los?
O ideal seria estarem com a cadela/gata mãe. Caso não seja possível, poderá tentar que outra cadela/gata com cachorros/gatinhos da mesma idade e porte aceite o/os filhotes. Não conhecendo nenhum animal nessa situação terá que efetuar o cuidado aos neonatos, proporcionando-lhes antes de mais um ninho com um fonte de aquecimento (como por exemplo uma botija ou lâmpada de aquecimento). Idealmente a temperatura ambiente deve rondar os 30ºC.
Como posso estimar a sua idade?
Em geral, os bebés abrem os olhos entre os 10 e os 14 dias de idade. Se ainda apresentar vestígios do cordão umbilical é indicativo de que ainda não atingiram uma semana.
Dez dias após o nascimento conseguem segurar-se em pé e às 3 semanas caminham ativamente.
A erupção dos dentes é variável, mas por norma ocorre entre as 3 e 4 semanas de idade.
Como devo alimentá-los?
A alimentação ideal é o leite materno, principalmente nos primeiros 5 dias após o nascimento devido a este leite possuir anticorpos que conferem imunidade aos neonatos até às 6 semanas de idade.
Na impossibilidade de aleitamento materno, deve recorre-se à alimentação com leite de substituição específico para cachorros ou gatinhos, uma vez que o leite de vaca, comumente comercializado causa frequentemente diarreia nestes animais.
A quantidade e frequência de administrações devem ser respeitadas consoante as indicações do fabricante do leite adquirido, uma vez que pode variar segundo a composição deste.
O leite deve ser fornecido num biberão próprio, adequado ao tamanho do animal. A tetina tem que ser perfurada, mas deve assegurar-se que não sai uma quantidade exagerada de leite ou nenhuma. Antes de administrar o leite deve certificar-se de que este se encontra na temperatura ideal (ou seja, deixe cair uma gota na face interna do pulso, o leite estará na temperatura ideal quando não sentir diferenças de temperatura da gota que cair na sua pele.)
Como sei que estou a fazer uma correta administração de leite?
Durante a administração, o animal deve apresentar movimentos de sucção e deve ser visível a diminuição do volume de leite a administrar.
Após a administração não devem ser perceptíveis ruídos respiratórios nem refluxo de leite através das narinas.
Após a refeição os neonatos tendem a procurar uma fonte de calor e adormecer. Se permanecerem muito agitados ou em busca constante da tetina, ou se por outro lado, a recusarem, rejeitando a alimentação, é indício de algum problema.
Os neonatos são capazes de urinar e defecar sozinhos?
Num ambiente natural, a mãe, estimula os bebés a urinar e defecar, lambendo a área perineal. Só a partir das 2 ou 3 semanas de idade é que o neonato adquire a capacidade de eliminar sem estimulação.
Portanto, é importante que após todas as refeições, seja efetuada a estimulação da area perineal, com um disco de algodão, até que haja produção de urina e fezes. Se passarem várias refeições sem produção de urina e/ou fezes deverá consultar o seu médico veterinário.
Quando o devo levar ao veterinário?
Idealmente todos os neonatos devem ser examinados pelo médico veterinário nas primeiras 48h após o nascimento. Esta consulta, deve preferencialmente ser feita no domicílio, para evitar stress materno e exposição dos neonatos a vírus e condições ambientais adversas, numa fase em que a imunidade deles é ainda ténue. Nesta consulta descartar-se-ão as patologias mais frequentes nesta idade que são: fenda do palato, atresia anal e deformações dos membros.
Deve levar o neonato à consulta urgentemente se observar algum dos seguintes sintomas:
– corrimentos oculares, nasais ou auriculares;
– mau cheiro ou aspeto putrefacto da região umbilical;
– duas ou mais refeições sem eliminações;
– ruídos respiratórios;
– dois ou mais episódios de refluxo nasal do leite;
– recusa persistente do alimento;
– condição corporal evidentemente mais fraca que a restante ninhada.
A primeira desparasitação interna deverá ser efetuada aos 15 dias de idade com medicamentos autorizados para este efeito. A dose a administrar varia com o peso do animal.
Quando poderei introduzir alimentação sólida?
A partir das 2 semanas de idade poderá começar a oferecer um pouco do leite habitual em taças, para além das refeições.
Às 3 semanas, pode oferecer comida em papa e às 4 semanas de idade deverão começar a comer a ração indicada para o desmame.
A introdução da alimentação deve ser gradual e nunca pondo de parte as refeições habituais até que eles ingiram a quantidade indicada da nova alimentação.
Se durante esta fase surgir diarreia consulte o seu médico veterinário.