Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

O caso da Kira

Hoje vou falar-vos do caso da Kira.

A Kira é uma cadela com 3 anos de idade que veio para consulta pois os seus tutores notaram que ela começou gradualmente (ao longo de 3 dias) a perder a força dos membros posteriores. Depois perdeu a força dos membros anteriores e começou a ladrar mais rouca.

Seguidamente começaram a notar que ela começou a ter novamente força nos membros anteriores, teve também melhorias dos membros posteriores, mas entretanto estagnou.

Ao fazer o exame físico verificamos que o animal arrastava os membros posteriores, apresentava sensibilidade profunda, mas ausência de tónus muscular. Conseguia abanar a cauda e tinha tónus anal. Não conseguia fazer corretamente os hemiandamentos, nem os testes de aproximação à mesa e apresentava incontinência urinária.

Efetuaram-se então exames para despiste de hipotiroidismo, Ehrlichiose, Rickettsiose, Toxoplasmose e Neosporose, que deram todos negativos.  

Assim sendo, estabeleceu-se um diagnóstico de polirradiculoneurite ideopática e iniciou-se um tratamento de reabilitação.

Uma das terapias utilizadas foi a acupuntura e a electroacupuntura. Os resultados conjuntos de todos os tratamentos e da fisioterapia também efetuado pelos tutores em casa, têm mostrado que compensa lutar até ao limite pelos nossos queridos e fieis amigos.

A Kira é de constituição água/fogo. Fica sempre um pouco nervosa em situações que desconhece e ao mesmo tempo começa a demonstrar alguma agitação e nervosismo.

No dia 25 de Maio fez a sua primeira sessão de acupuntura. Nessa altura já tinha começado a reabilitação com outras técnicas. Apresentava alodinia (sensação dolorosa causada por um estímulo que normalmente não causa dor) no dorso. Shu’s dorsais ligeiramente reativos em Baço, Estômago, Fígado e Vesícula Biliar. Pulso forte. Língua com um bom espírito e ligeiramente seca. Apresentava incontinência urinária e arrastava-se nos membros posteriores.

Foi efetuado o diagnóstico de Def. de Qi de R e de B.

Fez a sessão com electroacupuntura entre 29VB + 34 E com bilateralmente + 1R + 3B + 7C.

Na segunda sessão efetuada a 02-06-2022 os tutores referiram que têm dado continuidade aos exercícios de fisioterapia em casa. A Kira apresentava os músculos craneais ao fémur bastante mais desenvolvidos. Está no geral mais calma. Não consegue fazer os exercícios de reação postural. Mexe com mais força os membros posteriores mas continava sem conseguir fazer exercícios posturais de aproximação ao solo dos membros posteriores, nem aproximação à mesa, nem os hemiandamentos. Ainda apresenta incontinência urinária e ainda continuava com alodínia.

Efetuou-se electroacupuntura entre 27V + 40V, + Ba feng +10R + 3C

(esta sessão foi mais direcionada para tratar a sua força caudal dos membros posteriores e a incontinência urinária.)

Na sua terceira sessão de acupuntura efetuada a 08-06-2022, já se notava a força muscular a voltar e começaram a surgir sinais de melhoria tais como conseguir efetuar os hemiandamentos para a direita e conseguir fazer o teste de aproximação à mesa com o membro posterior direito. Não apresentava alodínia, estava melhor a incontinência, mas ainda estava incontinente. Shu’s dorsais de H e VB reativos. Os outros shu’s e os mu’s não apresentaram reação.

Foram colocados os seguintes pontos de acupuntura: 35V e 39V com electroacupuntura + 3R + 1H

Nesta sessão de acupuntura e electroacupuntura foi trabalhada a incontinência urinária, a força e a propriocepção.

Após a 3ª sessão a Kira começou a ter controlo sobre o esfincter urinário e começou a notar-se que estava a ficar cada vez mais calma.

Na quarta sessão efetuada a 15-06-2022, já não está com incontinência urinária e também já controla bem esfincter anal. Tem mais força nos membros posteriores, mas não conseguiu fazer corretamente os reflexos de hemiandamentos nem de aproximação à mesa (como tinha feito na semana passada). Ladra normalmente. Shu’s dorsal de VB e H ligeiramente reativo, mas não tanto como na última sessão.

Foi efetuado um tratamento com: electroacupuntura entre 37E + 29VB, 8H+ 41VB

Na sua quinta sessão efetuada a 22-06-2022, os seus tutores referiram que quando ela se desloca já consegue andar com os joelho. Shu dorsal de B e E ligeiramente reativo mas Mu’s sem reação. Apresenta um pulso forte e controla a urina. No entanto ainda não conseguiu fazer os hemiandamentos, nem o teste de aproximação à mesa.

Foi efetuado um tratamento com electroacupuntura entre 1R e 40V + Ba feng

Neste tratamento notou-se que apresentou bastante mais reação nos pontos Ba feng do que no tratamento anterior (estes ponto estão localizados entre os dedos dos membros posteriores e haver mais reação aquando da sua colocação é muito bom sinal).

Foi ainda solicitado aos tutores que começassem a fazer exercícios de suspensão em casa, uma vez que a Kira apresenta cada vez mais força nos membros posteriores.

Estamos muito felizes por ver a Kira a recuperar.

Obrigada Kira!!! Esperamos ver-te em breve a caminhar novamente sozinha!

Se pensas que a acupuntura pode ajudar o teu melhor amigo, teremos todo o gosto em ajudar-te. Liga-nos pelo 931612825 ou pelo 253962739 (dentro no nosso horário) para obter mais informações.