Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Obesidade em Porcos Miniatura

A obesidade é uma das patologias mais frequentes e mais sérias em porcos mantidos como animais de estimação.
Devido ao seu metabolismo e comportamento, os porcos têm tendência a ganhar peso rapidamente. Apesar de a quantidade recomendada de ingestão de alimento diária para um porco miniatura ser de 2 a 2,5% o seu peso, estes tendem a ingerir pelo menos 4% quando alimentados ad libitum.

A frequência de refeições é também importante para promover a saciedade e diminuir o stress. Por isso, a quantidade diária recomendada de alimento deve ser dividida por 2 ou mais refeições.

Outro ponto importante é saber formular uma dieta equilibrada para o nosso porco de estimação. Um porco miniatura adulto deve ter como base da sua alimentação uma ração comercial com aproximadamente 12% de proteina, 2% de gordura e 15% de fibra. Feno pode ser mantido à disposição para promover a saciedade sem aumentar a ingestão calórica. Snacks como vegetais verdes, fruta ou cereais podem ser dados em quantidades muito reduzidas para treino.

A obesidade em porcos miniatura deve ser adereçada como um problema sério, uma vez que esta pode conduzir a artrites, doença cardíaca, etc. Outra condição muito comum nestes animais obesos é a acumulação de gordura na cara, que forma pregas de pele sobre os olhos comprometendo a visão. Para além disso, a perda de peso para os porcos é extremamente difícil devido ao seu metabolismo e aos problemas de artrites e sobrecrescimento de cascos resultantes do sedentarismo, tornando a obesidade uma “bola de neve”.

Em suma, a prevenção do excesso de peso em porcos miniatura através de uma alimentação equilibrada e exercício físico regulares são a chave para um animal saudável.

Bibliografia:

  • https://veterinarypartner.vin.com/default.aspx?pid=19239&catId=102915&id=5807330, acedido a 16/10/2021;
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11228693/, acedido a 16/10/2021;
  • https://www.msdvetmanual.com/exotic-and-laboratory-animals/potbellied-pigs/feeding-and-nutrition-of-potbellied-pigs, acedido a 16/10/2021.