Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Otite em coelhos

Otite é uma inflamação dos ouvidos que se pode designar por interna, média ou externa consoante o processo inflamatório acontece no ouvido interno, médio ou externo.

As raças de coelhos mais predispostas a estes problemas são aquelas em que os coelhinhos têm as orelhas caídas (Belier ou Lop), pois o seu canal auditivo é mais estreito.

Os sinais clínicos associados a otite em coelhos são abanar a cabeça, coçar a orelha, inclinar a cabeça para um dos lados, entre outros.

As otites podem ser causadas por uma infeção primária no ouvido (causada por ácaros, bactérias, fungos, etc) ou por uma infeção respiratória que progride para o ouvido através da trompa de Eustáquio (um canal que liga a nasofaringe ao ouvido médio). Em casos graves uma otite pode progredir para o cérebro e causar uma encefalite acompanhada de sinais neurológicos como convulsões.

O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos, exame do ouvido e por vezes, é necessário realizar radiografias de cabeça, TAC ou Ressonância magnética, bem como culturas bacterianas e antibiograma.

Quando existe uma otite média ou interna, o tratamento é longo, superior a um mês. Em casos graves, pode mesmo ser necessária uma intervenção cirúrgica para ablação do canal auditivo e osteotomia da bolha timpânica.