Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Plantas Tóxicas

A intoxicação é uma condição comum na clínica de pequenos animais, podendo ocorrer por diversas causas, entre elas a intoxicação pela ingestão de plantas tóxicas.

O animal pode ter acesso às plantas consideradas tóxicas na rua, terrenos baldios, bosques, áreas agrárias ou até mesmo dentro de casa. A intoxicação por plantas é mais frequente em cães juniores e gatos.

Alguns fatores que podem potenciar a sua ingestão são: mudanças no ambiente, falta de interação entre tutor(a) e animal, aborrecimento, curiosidade ou na transição da dentição decídua (de leite) para definitiva.

As plantas mais relatadas em casos de intoxicações em cães e gatos são:

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott)
Espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata)
Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
Poinsétia (Euphorbia pulcherrima)
Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)
Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Geralmente essas plantas possuem substâncias que causam alterações graves na respiração, deambulação e consciência do animal, onde os sinais clínicos estão diretamente ligados ao tipo de substância tóxica presente na planta, a quantidade ingerida e a precocidade do atendimento desse animal.

Algumas das principais manifestações clínicas são: salivação excessiva, tremores, convulsões, dor abdominal, edemas, distúrbios digestivos, alterações cardíacas e respiratórias, dilatação da pupila e desorientação.

O tratamento das intoxicações consiste numa abordagem de emergência, terapia sintomática e monitorização contínua do animal de forma a minimizar a absorção das toxinas e controlar os sinais clínicos associados.

Como prevenção podemos evitar que os nossos animais de companhia tenham acesso às plantas consideradas tóxicas durante os passeios higiénicos e observar atentamente se o animal ingere alguma planta.

Bibliografia:

  • CARDOSO, J.I.J., Estudo sobre intoxicações em animais de companhia no conselho de Loures. Lisboa, 2016;
  • CORTINOVIS, Cristina; CALONI, Francesca. Epidemiology of intoxication of domestic animals by plants in Europe. The Veterinary Journal 197 (2013) 163-168;
  • Poppenga,R.&Brant,S.(2011).GeneralToxicologicPrinciplesandIncidenceofpoisoninginsmallanimalsIn:SmallAnimalToxicologyEssentials.(1ªEd.pp.5-14,19).JohnWileyandSons,Inc.

Animal Especial Ebook Grátis

Receba já o nsso último ebook. É gratuito, não perca esta oportunidade para conhecer melhor o seu amigo!

aguarde!

Muito Obrigado!