Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.

Problemas dentários em Coelhos

Sabias que os coelhos são hipsodontes? Isto é, eles têm um crescimento contínuo dos seus dentes ao longo da sua vida. Os dentes de um coelho normalmente crescem a uma taxa de aproximadamente 1cm por mês e, no caso de um incisivo sem oposição, o crescimento pode chegar a 1 mm por dia.

Por que estes dentes crescem anormalmente?

A doença dentária nos coelhos ocorre quando os seus dentes crescem na direção errada ou crescem anormalmente longos. Esses problemas podem ser congênitos ou adquiridos.

Tratamento em coelhos - Odontovet - Odontologia Veterinária

Os problemas dentários congênitos são comuns em raças que têm rostos encurtados, como raças anãs e de orelhas caídas. A sua anatomia leva a dentes apinhados, o que aumenta a probabilidade de os dentes crescerem em direções anormais.

Netherland Dwarf Rabbit Health Facts by Petplan | Petplan
Netherland Dwarf
Mini lop em estúdio | Foto Premium
Mini Lop

Uma dieta de erva e feno é uma verdadeira trituração para os dentes do teu coelho de estimação. É por isso que os dentes do coelho evoluíram para crescer continuamente, para acomodar o desgaste da sua comida grossa e fibrosa. Devido aos seus dentes serem uma parte tão importante para o trato gastrointestinal, é essencial que uma boa dieta seja feita pois uma má dieta é uma das principais causas que leva ao aparecimento de problemas de má oclusão.

Quais os sinais que o coelho demonstra com problemas dentários?

Os sintomas variam; o coelho pode salivar ou ter pêlos emaranhados na parte interna das patas dianteiras de onde eles estão a limpar a saliva. A perda de peso pode ocorrer se o problema continuar por um tempo antes de se procurar o tratamento. O coelho pode deixar certos alimentos e favorecer outros ou parar de comer completamente – esta é uma emergência e a atenção veterinária deve ser procurada imediatamente

Que problemas pode trazer o mau crescimento dos dentes?

Um dos motivos mais comuns pelos quais os coelhos são levados ao veterinário é por problemas nos dentes. Isso pode ser pelo o crescimento excessivo dos dentes incisivos e/ou da bochecha.

A doença dentária nos coelhos pode causar uma dor imensa ao coelho, uma vez que os dentes incisivos podem crescer para cima ou para baixo nos lábios opostos. Os dentes da bochecha geralmente causam úlceras dolorosas na língua ou nas bochechas, possivelmente até separando a língua!

Os abcessos são um problema comum associado a doenças dentárias, uma vez que as raízes dos dentes podem crescer no olho ou no maxilar inferior. Essas infecções são difíceis, se não impossíveis de tratar, e a eutanásia geralmente é a opção mais gentil para o coelho.

Olhos a lacrimejar são outro problema comum associado a problemas nos dentes, uma vez que qualquer crescimento excessivo das raízes dos dentes superiores pode colidir com o canal lacrimal, impedindo que as lágrimas escorram do olho para o nariz como deveriam fazer, então elas transbordam para o rosto. Isso pode deixar o rosto do coelho muito dorido.

O que pode ser feito sobre isto?

Para minimizar o desenvolvimento de problemas dentários, o teu coelho deve ser alimentado com uma dieta composta principalmente de feno rico em fibras, com quantidades menores de pellets e produtos frescos, para que ele mastigue a comida constantemente e desgaste os dentes no processo.

Coelhos com problemas dentários precisam de cuidados veterinários regulares. Incisivos que estejam mais crescidos devem ser encurtados por um veterinário familiarizado com coelhos; isso geralmente precisa de ser feito regularmente, a cada poucas semanas ou meses, à medida que os dentes continuam a crescer.