Embora os cães e gatos sejam ambos classificados como carnívoros, o metabolismo e necessidades nutricionais dos cães aproximam-se muito dos omnívoros, enquanto que o metabolismo dos gatos é compatível com os animais estreitamente carnívoros.
Nutrição
A importância da nutrição em cachorros de raça grande
Os cães de raça grande têm com maior frequência problemas osteoarticulares. Este facto deve-se em grande parte à sua curva de crescimento: cães de raça grande aperesentam um período de crescimento mais longo que os cães de raça pequena e ao mesmo tempo, ganham mais peso por dia, submetendo o seu esqueleto e articulações a um esforço mais intenso antes de estarem completamente desenvolvidos. Saiba como a alimentação, o exercício e os condroprotectores os podem ajudar, na fase mais importante da sua vida.
Ler maisA importância da nutrição em cachorros de raça grande
Posso dar ossos ao meu cão? E espinhas ao meu gato?
Não. Nenhum tipo de osso (proveniente de outros animais) deve ser dado ao cão e o gato nunca deve ter acesso a espinhas.
Surgem frequentemente problemas graves devido aos cães terem acesso a ossos e os gatos acesso a espinhas, nomeadamente, pequenas porções de ossos e espinhas espetadas no interior da boca. Quando o animal engole estes pedaços de ossos e espinhas, as pequenas porções formadas podem perfurar o intestino, provocando graves hemorragias internas ou, em casos mais graves, a morte do animal.
Ração: mais do que comida!
As rações comercializadas atualmente, já são muito mais do que simples alimentos para cão ou gato.
As rações de melhor qualidade têm uma equipa especializada que faz estudos de qual a melhor composição para cada animal de acordo com a sua idade, estado físico ou doença existente.
Assim sendo, se repararem algumas rações têm incorporadas na sua constituição vitaminas e minerais adequados a cada altura.