Tlm. 931 612 825 | Tel. 253 962 739

Bem-vindo à Clínica Veterinária Animal Especial.
Blog

Acompanhe o nosso blog.

Trazemos regularmente novidades para o/a ajudar a cuidar melhor do seu melhor amigo. 

Vómito

Definição: O vómito é a saída forçada de comida ou líquidos pela boca, que provêm do estômago ou duodeno proximal. Este acto vem normalmente associado a um esforço caracterizado por pressão abdominal intensa, lombo arqueado e hipersalivação (salivação excessiva). Em casos de traqueíte ou traqueobronquite, a tosse pode ser confundida com vómito, uma vez que

Ler Mais »

Disúria

Definição: A disúria é a dor ou dificuldade para urinar. Este problema aparece com bastante frequência nos cães e gatos. Este problema deve ser considerado como uma situação de emergência e requer intervenção imediata.

Ler Mais »

1os Socorros

Suspeita de intoxicação Um animal intoxicado pode apresentar descoordenação motora, salivação excessiva, tremores (convulsões) e apatia.

Ler Mais »

Dificuldade respiratória

Definição: A dificuldade respiratória expressa-se como cianose. A cianose é a coloração azulada da pele e mucosas que se instala na sequência de uma falta de oxigenação dos tecidos. No cão e no gato, a cianose pode ser aguda ou crónica. As alterações que afectam a capacidade de transporte de oxigénio podem ser provocadas por

Ler Mais »

Doença discal

Definição: As hérnias discais são deslocações anormais dos discos intervertebrais. Entre todas as vertebras da coluna existem os discos intervertebrais que permite à coluna ter maior mobilidade. Estes discos são formados por duas partes: anel fibroso e núcleo pulposo.

Ler Mais »

Intoxicação pela Processionária (lagarta dos pinheiros)

As larvas da Thaumetopoea pytocampa, vulgarmente designadas por processionárias ou lagarta do pinheiro encontram-se dispersas por todo o país. Esta pequena larva que parece inofenciva pode ser extremamente perigosa para que entra em contacto directo com ela, podendo mesmo provocar perda de parte da língua, lábios e até mesmo a morte do animal.

Ler Mais »

Oftalmologia (problemas dos olhos)

Os olhos são um dos órgãos dos sentidos mais importantes e ao mesmo tempo mais sensíveis. Para a sua protecção existem as lágrimas que eliminam as impurezas e “lubrificam” a córnea (camada mais externa do olho) e as pálpebras que os protegem da desidratação e de objectos que possam os lesionar.

Ler Mais »

Giardia spp.

A Giardia é um protozoário em forma de pêra que infecta o intestino delgado, interferindo com a absorção da água e provocando diarreias. Existem duas formas principais: os trofozoítos móveis e os quistos infecciosos imóveis.  

Ler Mais »

Catarata

Definição: As cataratas são opacidades do cristalino do olho. As opacidades podem exibir diferentes padrões morfológicos. A catarata surge devido à ocorrência de alterações na agregação proteica, aumento das proteínas insoluveis, stress osmótico, disfunções no metabolismo energético, alterações no metabolismo nutricional, alterações da concentração de oxigénio, exposição a toxinas ou alterações das concentrações iónicas.

Ler Mais »

PIF (Peritonite Infecciosa Felina)

A Peritonite Infecciosa Felina (PIF) é uma doença dos gatos, provocada por um coronavirus. Há gatos infectados que não apresentam qualquer sintomatologia, para além de diarreias crónicas. Regra geral, sem tratamento, esta doença é progressiva e mortal. No entanto com um bom controlo e se o animal responder bem ao tratamento, pode manter-se com qualidade

Ler Mais »

Obstrução urinária felina

A obstrução urinária é um problema muito frequente em gatos. Esta patologia consiste na incapacidade de esvaziar a bexiga, normalmente devido a algo que impede a passagem da urina através da uretra. Este é um problema extremamente grave e deve ser sempre encarado como uma urgência. A acumulação excessiva de urina pode causar uma falha

Ler Mais »